Passar para o Conteúdo Principal
mobile menu

Azenha do Mar

A lota é por volta das 11h. Chegada de barcos até essa hora. Ao sábado e domingo fecha.

A Povoação de Azenha do Mar e o seu pitoresco Porto de Pesca representa um dos principais recantos turísticos do Concelho de Odemira e da Costa Alentejana.

O lugar da Azenha do Mar, pertencente à freguesia de S. Teotónio, é uma comunidade recente. Formou-se por volta da década de 1960, quando surgiu a ideia e a hipótese de ter melhor vida na apanha das algas. Então, tal como no restante mundo rural, os camponeses sem propriedades, enfrentavam duras condições de vida e sem alternativas de rendimentos que não fosse a emigração para os centros urbanos ou para o estrangeiro. Foi então que por esta altura surgiu um homem cuja origem é incerta e que fomentou a ideia de que a apanha das algas dava dinheiro.

Assim este local dispondo de uma enseada protegida por altas falésias e de fácil acesso, contando com uma nascente de água potável e a passagem de um pequeno Ribeiro, que fertilizava terra arável, começou por ser ocupado gradualmente por famílias das redondezas que assim tentavam a sua sorte. O nome do lugar deve-se à existência de uma Azenha que com a força motriz da ribeira, servia para moer o cereal.

Em 1967 fixou-se a primeira família, seguindo-se depois outras que foram desenvolvendo o mesmo tipo de actividade, da familiaridade com o mar através da apanha das algas nasceu também a actividade piscatória, se bem que muitos dos habitantes oriundos de Odeceixe já praticassem esta actividade. A apanha de algas é uma actividade sazonal, complemento da actividade da pesca, efectuada através de mergulho por alguns pescadores da Azenha do Mar.

Depois de recolhida e seca ao sol, as algas são vendidas para a indústria transformadora.

Contudo o tipo de pesca que se pratica é artesanal, em pequenas embarcações, o porto de abrigo é rudimentar, mas foi melhorado por intervenção do Município após as grandes intempéries. O aglomerado tem conseguido um crescimento “sustentado”, pois o único Bairro é destinado exclusivamente a Pescadores residentes, situação impar na nossa região e que tem contribuído de forma decisiva para que a Azenha do Mar preserve de forma natural e harmoniosa as suas raízes.